INSTITUTO ESPECIAL SOCIAL CRÊSER
A Instituto Especial Social CrêSer, fundada em 1996 e tendo iniciado suas
atividades em 2000 conta, atualmente, com 91 cooperados. Foi constituída para
oferecer espaço de trabalho e de educação permanente a jovens e adultos com
déficit intelectual, maiores de 21 anos procedentes, preferencialmente, das
escolas municipais, assim como para jovens provenientes de outras redes de
ensino e ou trabalho. A CrêSer nasceu de um movimento de familiares de alunos
das escolas especiais municipais, que buscavam espaço de trabalho e de produção
para seus filhos adultos, tendo sido conquistada (a construção do prédio) por
meio da organização, da mobilização e da luta social junto ao Orçamento
Participativo do Município de Porto Alegre. Tem como metas proporcionar
condições de trabalho e de produção para pessoas com déficit intelectual, que
alcançaram o limite de idade (21 anos) para freqüentar as escolas especiais
municipais ou outros espaços de aprendizagem; possibilitar a autogestão e a
geração de renda para os cooperados e seus familiares; envolver outras
instituições na discussão da problemática das pessoa com necessidades
especiais, em idade adulta que, mesmo possuindo direito à continuidade do
estudo e capacidade de produção, têm dificuldades de inserção, tanto em espaços
de aprendizagem, quanto no mundo do trabalho.
No ano de 2001, foi firmada uma parceria
entre o Instituto CrêSer e o governo municipal, visando a implantação de um
Projeto de Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a formação permanente
dos trabalhadores, assim como a articulação destas aprendizagens com o projeto
de geração de renda. Esse Projeto de EJA foi elaborado por representantes da
SMED, da SMIC, do CDHC e da Cooperativa CrêSer. Em 2002 foi implantado, então,
o Projeto “Cooperar e construir: trabalho, educação e cultura”, com a
participação dos professores cedidos pela SMED (Ed. Especial, Ed. Física, Artes
e Música) que, além de formar as turmas de EJA e organizar o trabalho
pedagógico, também tiveram a tarefa de auxiliar na organização das oficinas de
trabalho e na assessoria à organização institucional. As outras secretarias
participaram da organização do projeto, no entanto, permaneceu apenas a SMED e a
CrêSer. Desde 2002, então, a CrêSer conta com 03 turmas de EJA (Ts iniciais) e
com as oficinas de produção e de geração de renda, coordenada pelos familiares
dos cooperados, contando com a colaboração e a assessoria dos professores.
O trabalho na CrêSer é desenvolvido da seguinte
forma:
1. EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS
É oferecido no turno da manhã para alunos
matriculados, sendo estas turmas uma extensão do Cmet Paulo Freire.
O grupo de professores é formado por professores do
ensino especial, de educação física, de artes plásticas e de música, que têm a
tarefa não só de organizar e atuar no trabalho pedagógico como, também, ajudar
a pensar e organizar a gestão da instituição, prestando uma espécie de consultoria, que auxilia e
instrumentaliza o grupo que dirige o Instituto, no que diz respeito à
coordenação geral dos trabalhos, ao atendimento aos trabalhadores e familiares,
à organização e ao encaminhamento de projetos, etc. O trabalho de orientação e de apoio pedagógico é realizado
pelos próprios professores junto aos familiares e alunos, conforme a demanda
destes, as necessidades apontadas por avaliação ou em acordo com o planejamento
pedagógico, além de participar da articulação do trabalho com outras
instituições públicas ou privadas. As aulas são organizadas de segunda a
quinta-feira, articulados com os turnos e os horários das oficinas de trabalho,
que funcionam no turno da tarde. A carga horária dos professores é destinada,
prioritariamente, para o trabalho pedagógico com os alunos; o restante é destinado
à formação semanal e para o acompanhamento do trabalho junto às oficinas e a
outros projetos. Em articulação com o Projeto de Eja e com a Secretaria dos
Esportes, há o projeto “Capoeira para Crescer”, desde 2007.
2. AS OFICINAS
DE TRABALHO
Atualmente, as oficinas de trabalho são oferecidas em
dois turnos, coordenadas por mães dos cooperados, com assessoria de
professores. São elas:
1. Panificação:
nesta oficina são produzidos pães, bolos, biscoitos e bolachas.
2. Produção de
papel artesanal.
3. Horta orgânica: produção
de hortaliças em geral e ervas medicinais.
4. Cartonagem: oficina
para o beneficiamento do papel artesanal.
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