domingo, 1 de fevereiro de 2026

Capoeira Para Crescer / Esporte Nacional - Nova parceria para 2026

 Projeto de capoeira inclusiva para deficientes intelectuais é lançado em Porto Alegre nesta quinta-feira

“Capoeira para Crescer – Capoeira Inclusiva” atenderá até 120 alunos(as) ao longo de 2026
Nasce um novo capítulo inspirador da relação entre esporte e inclusão. Nesta quinta-feira, 29 de janeiro, ocorreu o evento de lançamento do projeto Capoeira para Crescer – Capoeira Inclusiva. A cerimônia de abertura aconteceu as 10h, no Instituto CrêSer (Rua Cap. Pedro Werlang, 1001, Porto Alegre), e contou com demonstrações práticas da modalidade e recepção aos representantes do patrocinador Instituto Lojas Renner.
Viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte RS), o projeto é liderado pela Associação Esporte Nacional Capoeira com a coordenação geral do Mestre Delmar, referência na capoeira do Rio Grande do Sul. Tem como foco utilizar a capoeira, reconhecida como esporte nacional e patrimônio cultural brasileiro, como ferramenta de inclusão, desenvolvimento motor, socialização e fortalecimento da autoestima, especialmente em contextos educacionais e de atenção especializada.
“Quando a capoeira chega de forma acessível e inclusiva, ela transforma realidades. Esse projeto está tendo continuidade no desejo de criar oportunidades, fortalecer vínculos e mostrar que a capoeira é para todos. Vamos acompanhar de perto a evolução desses alunos e o impacto positivo desse trabalho”, ressalta Mestre Delmar.
Ao longo de 2026, a iniciativa irá atender até 120 alunos das instituições contempladas, incluindo pessoas com deficiência intelectual. Serão beneficiadas três instituições de Porto Alegre: a Escola Municipal Especial Lygia Morrone Averbuck, no bairro Jardim do Salso, o CMET Paulo Freire, no bairro Santana, e o Instituto CrêSer, no bairro Partenon.
As aulas ocorrerão regularmente durante todo o ano, respeitando as especificidades e necessidades dos alunos participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.