Projeto Capoeira para Crescer

                                      
"Capoeira para Crescer" busca inclusão social por meio do esporte

O Projeto Capoeira para Crescer atende desde 2007 cerca de 50 pessoas com deficiência da Cooperativa CrêSer e crianças em situação de vulnerabilidade social nas comunidades de Porto Alegre, ao final de cada ano realiza a cerimônia de graduação desses alunos no clube Farrapos, todas as ações são desenvolvidas em Porto Alegre/RS.O projeto, voltado para a inclusão social por meio do esporte, é fruto de uma parceria entre a Associação Esporte Nacional Capoeira e a empresa Krim Bureau Brasil, conta com incentivo do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesporte) da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer e o patrocínio da Força Sindical.


“A capoeira ajuda na parte física, desenvolve a coordenação motora, a autoconfiança, ajuda no lado cultural e na integração social. Através da Capoeira entramos em contato com as pessoas de outras classes sociais e percebemos que não há diferenças. Na roda de capoeira, todo mundo é igual...”1As atividades envolvem reforço muscular, movimentos, acrobacias, musicalidade e conhecimentos da história da Capoeira e do Brasil.

Nesse sentido vemos o Projeto como o reconhecimento de um esforço em conjunto em prol de um objetivo maior, o uso da capoeira como um instrumento construtor das realidades, muitas vezes tão distantes das convenções sociais de capacidade e habilidade.
A Associação Esporte Nacional Capoeira existe desde 1994 sob a coordenação do Mestre Delmar Perroni que dedica-se desde 1979 à prática da capoeira. Responsável pelo trabalho desenvolvido na Associação no Brasil e Uruguai através de seus professores e alunos.

1.     SILVA, José Milton Ferreira  da. “A linguagem do Corpo na Capoeira”. p 142.





Nenhum comentário:

Postar um comentário