quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Video release do 6º Batizado e momentos das aulas da Crêscer!


Porto Alegre, janeiro de 2007, em uma conversa informal, depois de um treino de Capoeira, surge uma idéia que mudaria nossas vidas. O Projeto Capoeira para Crescer, que oferece aulas para alunos com deficiência física e mental da Cooperativa CrêSer sem nenhum custo.

Mestre Delmar, um capoeirista com mais de 35 anos de experiência sempre teve um dom que todo mestre deve carregar em seu interior: o de agregar pessoas em busca de uma mesma iniciativa e disseminar o conhecimento adquirido com uma naturalidade que seus seguidores assimilem sem nem mesmo perceber, mas que quando se derem conta, estarão dominados pelos ensinamentos e motivados em aprimorar-se cada vez mais. Esse dom, não se compra, se tem! Ao completar 30 anos de capoeiragem em 2010, recebeu de seus alunos uma placa que dizia:

“A vida de um capoeirista é cercada de surpresas, emoções e desafios. É isto que nos move e nos mantêm. E canalizar estas vivências para o bem é uma virtude para poucos. Obrigado mestre, pelos seus ensinamentos, exemplos e motivações.”

Destacamos no trabalho do grupo, o Capoeira para Crescer, que já completa 07 anos.

Ele recebeu esse nome, porque busca o crescimento tanto de quem recebe as aulas, os alunos especiais, mas também, da comunidade, ao longo dos anos pudemos perceber essa cumplicidade, esse amor incondicional multiplicado por todos que dele participam, o Capoeira para Crescer atingiu seus objetivos e foi além, tornou possível a aceitação das diferenças, na roda de capoeira todo mundo é igual.

Mas essa idéia que parece perfeita e sustentável aos olhos de quem vê, é cercada por surpresas, emoções e desafios e é isso que nos motiva a continuar, apesar das dificuldades financeiras, de captação de recursos e manutenção!

Temos marcas que nos apóiam e patrocinam, porém essa verba cobre apenas o orçamento do evento anual de batizado, onde reunimos os alunos, familiares e a comunidade capoeiristica, um momento máximo onde os alunos são reconhecidos pelo trabalho de um ano todo.

E é para a manutenção das atividades semanais que estamos buscando patrocinadores para financiar as aulas regulares, que envolve atividades físicas, musicalidade e conhecimentos da história da capoeira.

Ao mantermos viva esta iniciativa percebemos cada vez mais que poderemos, dentro desse jogo, nos tornarmos um instrumento de socialização. A capoeira, é o jogo de corpo que linguisticamente é ilimitado, é inacabado, é o corpo que busca de diversos ângulos abstrair uma nova visão de mundo. Um novo modo de se ajustar na sociedade, a fim de construir inversões que dêem sentido de liberdade.” 

Contamos com seu apoio!

Mestre Delmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário